Muitas vezes não deparamos com situações que pode nos parecer normais, mas que não devem. São situações que muitas vezes entram em nossas mentes, que são passadas para crianças e vão ficando no meio da nossa sociedade, como por exemplo, chamar a cor salmão de cor de pele, como se fosse definido somente uma cor de pele correta, chamar o cabelo liso de cabelo bom e o cabelo crespo de ruim, e assim por diante.
Vale a reflexão de nossas atitudes no dia-a-dia! sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Responsabilidade Social, Movimentos Sociais e Culturais
Filme:Além da liberdade
Discussão/Opinião: Quão responsáveis somos pelas situações que não rodeiam?
Creio que se muitas pessoas fizessem somente um pouco para ajudar não estaríamos
na situação que nos encontramos hoje.
Todos nos deveríamos adotar postura, comportamentos e fazer ações que promovam
o bem-estar não somente pessoal, mas para os outros também. Sendo essas ações voluntarias
e não por obrigação.
Hoje em dia existem diversos movimentos culturais e sociais, que ajudam outras pessoas, levam a cultura para lugares que não possuem. E são atitudes como essas que podem fazer do mundo um lugar melhor.
Hoje em dia existem diversos movimentos culturais e sociais, que ajudam outras pessoas, levam a cultura para lugares que não possuem. E são atitudes como essas que podem fazer do mundo um lugar melhor.
Educação e Inovação Social
Filme:A Onda
Sinopse: Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de
instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma
sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide
deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua
própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação
similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.
Discussão/Opinião: A educação
é umas das mais importantes ferramentas que existem no mundo todo. É um dos meios
que podem definir uma pessoa, e é exatamente por isso que em muitos países é
tomada como prioridade.
Mais do que somente educação “escolar” (ex: matemática, português), deve ter a educação social, considerada em nossa opinião, a mais importante.
Mais do que somente educação “escolar” (ex: matemática, português), deve ter a educação social, considerada em nossa opinião, a mais importante.
Como vimos no filme, estar em uma posição de educador não é nada fácil e
implica muita responsabilidade, por isso deve ser um ciclo, uma pessoa que foi
educada corretamente, treinada por outro professor, este pode educar outros.
Desenvolvimento Sustentável / Meio Ambiente
Filme:Lixo Extraordinário
Discussão/Opinião: A ideia do documentário é despertar a consciência da
população para os problemas relacionados ao meio ambiente, principalmente ao
lixo, que muitas vezes não são separados da melhor forma. Alguns aterros não
dão conta mais do acumulo de lixo, e esse problema é quase sempre deixado de
lado pela sociedade. Para onde vai tanto lixo?
São pequenos atos de cada pessoa que podem mudar muita
coisa, como se fosse um efeito borboleta. Não jogar aquele pequeno papel no chão,
pegar um lixo e colocar na lixeira, mesmo não sendo seu, separar o lixo reciclável,
entre outras coisas.
Quem sabe, vendo todo o mal que estamos causando ao nosso meio ambiente a gente pelo menos crie um pouco mais de consciência. Ainda da tempo de contornar a situação, mas ate quando isso vai durar?
Quem sabe, vendo todo o mal que estamos causando ao nosso meio ambiente a gente pelo menos crie um pouco mais de consciência. Ainda da tempo de contornar a situação, mas ate quando isso vai durar?
Tecnologia da Informação / Comunicação
Filme:Controle Absoluto
Sinopse: Jerry Shaw e Rachel Holloman não se conhecem, mas um
telefonema feito por uma mulher desconhecida muda suas vidas completamente.
Ameaçando a vida de ambos e de suas famílias, a voz utiliza a mais moderna
tecnologia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Logo eles se
tornam os fugitivos mais procurados do país, precisando se unir para descobrir
o que realmente está ocorrendo.
Discussão/Opinião: A reflexão aqui consiste no avanço da tecnologia, e da forma
como ela é usada, pode ser solução para milhões de problemas de comunicação, mas
pode também com alguns cliques causar danos irreparáveis.
É incrível se pararmos para analisar o quanto de avanço tecnológico
tivemos em tão pouco tempo. Cartas, máquinas de escrever e ate papeis vão sendo
deixados de lado. Uma mensagem que antes demoravam dias, ou meses, hoje em dia
chegam em questão de milésimos de segundos ao outro lado do mundo.
Toda essa tecnologia é total contribuinte na globalização do mundo. Mas como dito antes, ela pode ser usada para o bem como para o mal, assim como a maioria das coisas. Guerras, sejam físicas ou virtuais, são travadas hoje em dia, utilizando inúmeras tecnologias. Porem, mesmo com este ponto negativo, não podemos negar que a tecnologia chega para uma grande melhoria de vida, mas sempre devendo saber como utilizar.
Toda essa tecnologia é total contribuinte na globalização do mundo. Mas como dito antes, ela pode ser usada para o bem como para o mal, assim como a maioria das coisas. Guerras, sejam físicas ou virtuais, são travadas hoje em dia, utilizando inúmeras tecnologias. Porem, mesmo com este ponto negativo, não podemos negar que a tecnologia chega para uma grande melhoria de vida, mas sempre devendo saber como utilizar.
Mundo do trabalho e Globalização
Filme:Segunda feira ao sol
Sinopse: Numa pequena cidade industrial ao norte da Espanha, na
região da Galicia, um grupo de amigos, ex-operários metalúrgicos da indústria
naval, se reúnem no bar Naval, pequeno bar de outro ex-operário (Rico), onde
conversam e compartilham frustrações e esperanças. Na verdade, em torno do bar
Naval gravitam as narrativas dramáticas destes homens, vítimas do desemprego de
longa duração, que giram, como astros excêntricos, no sistema solar do capital.
Um dos principais personagens é Santa, interpretado por
Javier Barden, homem solitário, apesar de sociável e de espírito solidário. É
ex-liderança sindical de base, de personalidade marcante, organizador nato,
“intelectual orgânico” de um coletivo de trabalho desestruturado pela
reestruturação produtiva. O estaleiro naval em que trabalhavam – estaleiro
Aurora - foi adquirido (e desativado) por investidores coreanos, que pretendem
construir no local, um hotel turístico de alto luxo.
Discussão/Opinião: O filme de Aranoa nos faz um convite à reflexão sobre a
natureza objetiva e subjetiva do desemprego nas sociedades capitalistas
tardias. Ele nos sugere uma fenomenologia do desemprego estrutural. O que
significa que aqueles ex-operários metalúrgicos da indústria navais não
perderam apenas, de forma irremediável, seu emprego no estaleiro Aurora, mas
seu posto de trabalho. De nada valem suas habilidades profissionais, pois
aquele pólo de indústria naval foi extinto. São obrigados a buscar empregos
precários em outras atividades de trabalho. O mercado de trabalho, como um deus
ex-machina, os obriga a uma reconversão profissional (caso queiram ter
empregabilidade, como diz o jargão ideológico).
E isso no nosso mundo é totalmente o que vem ocorrendo, pessoas perdendo empregos, seja por qualificação ou por ser substituída por uma maquina.
E isso no nosso mundo é totalmente o que vem ocorrendo, pessoas perdendo empregos, seja por qualificação ou por ser substituída por uma maquina.
Somando quando ocorre uma crise financeira, tende a ser pior cada vez mais.
O homem vai se adequando ao mundo de trabalho imposto pelo mundo.
O homem vai se adequando ao mundo de trabalho imposto pelo mundo.
Relações étnico-raciais / (I)migrações
Filme:Vista minha pele
Sinopse: Trata-se
de uma paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para
discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nessa história
invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram
escravizados. Os países pobres são, por exemplo, Alemanha e Inglaterra, e os
países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.
Discussão/Opinião: Vista minha pele é um curta metragem, que inverte o que é
comum na nossa cabeça, os brancos em um papel de inferioridade em relação a
negros, o que nos faz refletir sobre as relações étnico raciais que
estabelecemos na nossa sociedade atual.
Tudo o que vivemos nos dias de hoje é uma conseqüência do
que aconteceu há muito tempo. Por um(a) país/sociedade ter conseguido se
sobressair, por exemplo, financeiramente, significa que são melhores que
outros? NÃO! São melhores por causa da
cor? NÃO!
E para os que ainda possuem preconceitos em suas mentes: E se, como no filme, no passado, tivesse sido ao contrario? Teria o mesmo pensamento?
E para os que ainda possuem preconceitos em suas mentes: E se, como no filme, no passado, tivesse sido ao contrario? Teria o mesmo pensamento?
Somos todos iguais.
Gênero, Sexualidade e Família
Filme:Eu, mamãe e os meninos
Sinopse: Desde que Guillaume era criança, sua mãe o tratava diferente
dos outros irmãos. Autoritária, ela decidiu criá-lo como a filha que nunca
teve. Hoje, ele tentar buscar sua verdadeira identidade e libertar-se da
influência nociva de sua mãe.
Discussão/Opinião: O filme retrata uma, entre várias, histórias sobre identidade
de gênero, sexualidade e como algumas famílias lidam com esse tema.
Assim como foi mostrado no filme, não somente por mães e
pais, mas por uma sociedade toda, muitas vezes somos forçados a ser algo que não
queremos ser. Lidar com, por exemplo, a homossexualidade não deveria ser tão anormal
quanto parece ser em muitos dos casos. Pais que não aceitam, sociedade que
critica, que abre espaço para o preconceito, são laços que vão sendo criados
para que a própria pessoa não se sinta bem com ela mesma.
O mundo ainda deve trabalhar muito com este tema, mostrar para todos que são escolhas, e não determinismo feito por pessoas. Escolhas pessoais que são feitas para a felicidade, bem-estar, feitas para viver normalmente.
O mundo ainda deve trabalhar muito com este tema, mostrar para todos que são escolhas, e não determinismo feito por pessoas. Escolhas pessoais que são feitas para a felicidade, bem-estar, feitas para viver normalmente.
Diversidades Culturais
Filme:O ano em que meus pais saíram de férias
Sinopse: Um belo dia, os pais de Mauro precisam viajar
inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O
filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de
um menino mineiro em 1970.
O filme se passa no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, na
década de 70, e retrata a mistura de culturas características do Brasil. Na
época, a comunidade do Bom Retiro era formada por judeus, italianos, gregos,
árabes, negros e nordestinos.
Discussão/Opinião: Como visto no filme, a não aceitação das diferenças podem
causar marcas em pessoas que jamais vão se curar. Independente de roupas,
comidas, cores de pele, modos de pensar, etc, devemos sempre lembrar que todos,
por debaixo de tudo isso, são iguais.
Culturas / Interculturalidade
Filme: The Namesake
Sinopse: Um casal indiano que vive em Nova York tenta equilibrar suas
tradições e a cultura americana. O filho do casal, Gogol, nascido nos Estados
Unidos, tenta construir sua própria identidade sem abrir mão de sua herança
cultural.
Discussão/Opinião: The Namesake nos traz os temas propostos nesse projeto de
forma bem clara e objetiva.
Diferentes culturas, diferentes modos de pensar são sempre
motivos de discussão e, infelizmente, preconceito. Brasil é um exemplo muito
claro, pois sendo um país de grande extensão possui diversas culturas
diferentes. Diferenças sempre irão existir e enquanto muitos não colocarem na cabeça
que a diferença não é algo ruim, sempre teremos uma grande dificuldade de
harmonia entre todos.
Recomendamos esse filme para quem quer agregar cultura e
diversidade.
Identidade / Comunidade
Filme: Billy Eliot
Sinopse: A vida de um menino, filho de mineiro, muda quando ele
assiste a uma aula de balé. O garoto que tem um talento natural para a dança
fica dividido entre sua inesperada paixão e os problemas de sua família, que é
contra sua nova atividade.
Discussão/Opinião: O filme ressalta um tema comum na sociedade atual, a
dificuldade de expor sua real identidade devido a julgamentos e falta de
empatia, fazendo com que o garoto tenha que agir de formas totalmente
diferentes dependendo do local e com quem está lidando.
No nosso dia-a-dia agimos diferente dependendo do local,
formalidade, pessoas. Por exemplo, igualmente discutido em aula, quando estamos
com família é diferente de estarmos com amigos, ou no trabalho. A fala muda, o
jeito pode mudar, porém nossa essência, nossa identidade nunca podemos perder,
pois é com ela que sabemos quem realmente somos.
Assinar:
Postagens (Atom)








