Filme:Segunda feira ao sol
Sinopse: Numa pequena cidade industrial ao norte da Espanha, na
região da Galicia, um grupo de amigos, ex-operários metalúrgicos da indústria
naval, se reúnem no bar Naval, pequeno bar de outro ex-operário (Rico), onde
conversam e compartilham frustrações e esperanças. Na verdade, em torno do bar
Naval gravitam as narrativas dramáticas destes homens, vítimas do desemprego de
longa duração, que giram, como astros excêntricos, no sistema solar do capital.
Um dos principais personagens é Santa, interpretado por
Javier Barden, homem solitário, apesar de sociável e de espírito solidário. É
ex-liderança sindical de base, de personalidade marcante, organizador nato,
“intelectual orgânico” de um coletivo de trabalho desestruturado pela
reestruturação produtiva. O estaleiro naval em que trabalhavam – estaleiro
Aurora - foi adquirido (e desativado) por investidores coreanos, que pretendem
construir no local, um hotel turístico de alto luxo.
Discussão/Opinião: O filme de Aranoa nos faz um convite à reflexão sobre a
natureza objetiva e subjetiva do desemprego nas sociedades capitalistas
tardias. Ele nos sugere uma fenomenologia do desemprego estrutural. O que
significa que aqueles ex-operários metalúrgicos da indústria navais não
perderam apenas, de forma irremediável, seu emprego no estaleiro Aurora, mas
seu posto de trabalho. De nada valem suas habilidades profissionais, pois
aquele pólo de indústria naval foi extinto. São obrigados a buscar empregos
precários em outras atividades de trabalho. O mercado de trabalho, como um deus
ex-machina, os obriga a uma reconversão profissional (caso queiram ter
empregabilidade, como diz o jargão ideológico).
E isso no nosso mundo é totalmente o que vem ocorrendo, pessoas perdendo empregos, seja por qualificação ou por ser substituída por uma maquina.
E isso no nosso mundo é totalmente o que vem ocorrendo, pessoas perdendo empregos, seja por qualificação ou por ser substituída por uma maquina.
Somando quando ocorre uma crise financeira, tende a ser pior cada vez mais.
O homem vai se adequando ao mundo de trabalho imposto pelo mundo.
O homem vai se adequando ao mundo de trabalho imposto pelo mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário